Cuidado com o alicate da manicure


Esse post é um alerta para todas nós que costumamos ir à manicure. Sei que muita gente já sabe dos riscos que corremos quando o estabelecimento não cuida bem dos seus materias. Mas mesmo assim, ignoram e por isso correm um grande risco. Os salões são focos importantes de transmissão de hepatite no Brasil. Isso acontece porque os vírus das hepatites B e C resistem semanas num aparelho como o alicate de unha que não for devidamente esterilizado e podem ser transmitidos por meio de pequenos ferimentos.
Sempre quando vou em um salão, pergunto se o alicate é esterilizado em autoclave. Muitas manicures não sabem nem a diferença dos métodos. Aquela máquina que parece um forninho chamado estufa, não é suficiente para matar vírus como Aids e Hepatite B ou C. Apenas a autoclave pode eliminar vírus, bactérias e fungos. Acontece que a autoclave é mais cara para o estabelecimento, dá mais trabalho pois precisa ficar horas esperando e o alicate precisa ser de aço para resistir. A temperatura de esterilização do material usado precisa ser a 300ºC e não 180ºC, que não é suficiente para matar todas as bactérias. Esse post é precisamente sobre o alicate, mas também precisa ter cuidado com as bacias, as toalhas, lixas e palitinhos.
Então, cuidado meninas. Pensem na sua saúde em primeiro lugar. :)
Para ficar com a cabeça tranquila, é melhor levar sempre seu kit de alicate, palito e lixa assim como eu faço. Se a manicure reclamar dizendo que seu alicate está cego, não faça mais com ela. Outras irão aceitar sem ficar reclamando. Uma vez bobeei e peguei micose na unha por causa de lixas que são reutilizadas e é um saco para curar. Minha mãe é enfermeira e vive me alertando sobre esses riscos.Olha a dica da Impala:




Nenhum comentário:

Postar um comentário